sábado, 1 de novembro de 2008

Governo cria o Conselho Estadual de Juventude

A juventude baiana pode assinalar o dia 21 de setembro no calendário das grandes conquistas do segmento. Em cerimônia marcada para começar às 9h, na Escola Parque, em Salvador, o governador Jaques Wagner assina o decreto de criação do Conselho Estadual de Juventude e o termo de adesão ao Pacto pela Juventude, do governo federal. Na ocasião, também será lançado o programa Trilha, focado em educação e qualificação profissional da fatia da população compreendida entre os 15 e os 29 anos.

O secretário nacional de Juventude, da secretaria geral da Presidência da República, Beto Cury, vem a capital baiana especialmente para o lançamento do Pacto. “Trata-se de uma iniciativa que tem, como objetivo, congregar os principais grupos políticos do Brasil em torno de propostas para a implementação de políticas públicas na área juvenil”, destacou a secretária Estadual de Juventude do PCdoB, Daniele Costa.


Fruto dos debates na 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, o Pacto aponta, entre outras reivindicações, a criação de órgãos especializados em Juventude; caso do Conselho Estadual. O novo organismo, de caráter consultivo, contará com 30 membros - a maioria, representantes da sociedade civil organizada -, cujo papel será o de propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude, apresentar propostas próprias, e promover estudos, pesquisas e debates voltados à realidade baiana. “O Conselho Estadual representa um espaço importante de diálogo entre a sociedade civil e o poder público”, pontuou Daniele.


Trilha

Maior programa estadual de juventude do país, o Trilha irá destinar cerca de R$ 90 milhões para a formação educacional e profissional dos jovens sem emprego formal e de famílias cadastradas no Bolsa Família. O programa tem capacidade para atender 80 mil crianças e adolescentes de 107 municípios até 2010, sob a coordenação da Secretaria de Educação – SEC, em parceria com mais cinco secretarias do estado.


A conquista chega em hora mais que apropriada, haja vista os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, de 2007. O estudo aponta um índice de 660 mil baianos desocupados, dos quais mais da metade, 406 mil, são jovens que sequer frequentam as escolas. As matrículas para participar do Trilha serão abertas no final do ano, com prioridade aos negros e às mulheres.

De Salvador,Camila Jasmin