terça-feira, 14 de agosto de 2007

III CONFERÊNCIA DA CIDADE: A POPULAÇÃO FORÇANDO A DEMOCRATIZAÇÃO DAS DECISÕES

A Prefeitura Municipal de Jequié realizou a III Conferência da Cidade, nos dias 9 e 10, em parceria com os governos Estadual e Federal. Foi um importante momento para se debater o problemas do município com a população. Várias propostas foram apresentadas para se construir uma cidade cada vez melhor.
Com o tema “Avançando na gestão democrática das cidades”, os debates fluíram de forma rica e proveitosa durante os dois dias, no Auditório da Universidade e Estadual do Sudoeste (UESB). Com grande participação popular, a Conferência foi agraciada com debatedores do nível da Dra. Maria Del Carmen-CONDER, Dra. Graça Torreão-SEDUR e o Dr. Homero Saes-SEDUR, profundos conhecedores e estudiosos da questão urbana.
Participante ativa da Conferência, a vice-prefeita de Jequié, Rita Rodrigues, considerou o evento muito positivo. “Houve grande participação popular e dos setores organizados. O relatório final aprovado buscou contemplar as diversas propostas da comunidade envolvida nas discussões. Percebemos que o povo quer participar efetivamente das decisões sobre os rumos da cidade”, afirma.
O relatório da Conferência será encaminhado às diversas Secretarias do Município e do Estado para que elas elaborem seus planos de ação, observando as demandas e propostas aprovadas. “O gestor público tem que ouvir a população antes de fazer qualquer obra ou construção. Esse foi a tônica da Conferência. A definição de prioridades deve ser feita de forma democrática e não nos gabinetes fechados. Dessa forma é possível acerta nas decisões e satisfazer as pessoas envolvidas no processo, nas diversas localidades. Construiremos uma cidade mais humana e justa com a participação de todos”, afirma Rita Rodrigues.
Antes do encerramento das atividades, os presentes elegeram os delegados que irão participar da Conferência Estadual em Salvador, no mês de setembro.

Para se obter o Relatório da Conferência envie e-mail para: ritas65@yahoo.com.br

Por Gidasio Silva