sábado, 25 de julho de 2020

LIVE COM ALICE PORTUGAL MOSTRA A FORÇA DA PRÉ-CANDIDATURA DE RITA RODRIGUES A PREFEITA

 Alice na live com Rita Rodrigues, de Jequié, e o pres. mun. do PCdoB, Gidasio.

Na noite de ontem, a partir das 19h, aconteceu o evento político mais representativo do dia em Jequié, através de uma live no Facebook da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) com a pré-candidata a prefeita também deste partido, Rita Rodrigues.

Com a abertura realizada pelo presidente municipal do PCdoB de Jequié, o professor Gidasio Silva, logo em seguida Alice fez um vibrante relato sobre a trajetória política de Rita Rodrigues, que já foi vereadora durante duas legislaturas no município e também vice-prefeita na gestão do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro.

“O PCdoB está me dando esse orgulho de oferecer para a cidade uma de suas melhores filhas para entrar nesse debate eleitoral e, com fé, chegar lá, porque ela está preparada, pronta, madura. É uma jovem, mas é madura politicamente, pessoalmente para dirigir Jequié. É a nossa pré-candidata Rita Rodrigues, essa pessoa que tem uma dedicação gigantesca ao setor de saúde e é uma liderança reconhecida em toda Bahia pela sua firmeza de opiniões. Nunca mudou de lado. É alguém que tem, durante todos esses anos, nas vitórias ou contramarchas, estado firme com as melhores opiniões para sua amada Jequié”, enfatizou Alice.

Em seguida, Rita agradeceu as palavras de Alice, as centenas de comentários e falou de sua satisfação em está assumindo o desafio da pré-candidatura. “É uma honra, é uma alegria, ser indicada pelo meu partido  como pré-candidata da cidade que eu escolhi para viver. Sou daqui, vivo aqui, moro aqui, e aqui luto por uma cidade melhor, mais humana, mais justa, com mais igualdade. Vamos vencer as diferenças, vamos vencer as distâncias. Como bem diz você, Alice, sobre encurtar distâncias, de fato precisamos encurtar as distâncias entre o centro e a periferia, o centro e a área rural com projeto de desenvolvimento e inclusão. Estou muito alegre com essa possibilidade de tornar-me prefeita de Jequié”.

Enfática, Rita afirmou que está preparada para o desafio de ser a chefe do executivo. “Já fui vice-prefeita desta cidade, junto com o professor Reinaldo Pinheiro, em uma  gestão tranqüila, sem acirramento entre nós. Em nome dessa  experiência que tenho no executivo e no Legislativo, penso que está na hora de Jequié ter um governo diferente, com possibilidade de discutir igualdade e encurtar as distâncias para atender os que mais precisam em nosso município”, acrescentou.

Bem concorrida, a live teve mais de 1.600 comentários, todos de incentivo à pré-candidatura de Rita e de elogios a Alice Portugal por reforçar a iniciativa do Partido de concorrer ao executivo e também pela combativa atuação na Câmara dos Deputados e Deputadas.

- Jequié Vermelho -


sábado, 18 de julho de 2020

CORONAVÍRUS SE ACELERA NO MUNDO, SOB A LIDERANÇA DO BRASIL

Coronavírus se espalha pelo Brasil. Foto: G1

(Reuters) - As infecções globais por coronavírus passaram de 14 milhões na sexta-feira, segundo contagem da Reuters, marcando a primeira vez em que houve um aumento de 1 milhão de casos em cerca de 100 horas.

O primeiro caso foi relatado na China no início de janeiro e levou três meses para se atingir 1 milhão de casos. Foram necessários apenas quatro dias para subir de 13 milhões, no dia 13 de julho, para 14 milhões de casos agora.

Os Estados Unidos, com mais de 3,6 milhões de casos confirmados, ainda estão tendo enormes saltos diários em sua primeira onda de infecções por Covid-19. Os EUA registraram um recorde global diário de mais de 77.000 novas infecções na quinta-feira, enquanto a Suécia teve 77.281 casos no total desde o início da pandemia.

Apesar do aumento de casos, cresce uma divisão cultural no país devido ao uso de máscaras para conter a propagação do vírus, uma precaução adotada rotineiramente em muitos outros países.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e seus seguidores têm resistido a um endosso total das máscaras e defendem o retorno à atividade econômica normal e à reabertura de escolas, em meio à elevação de casos.

Outros países duramente atingidos “achataram a curva” e estão flexibilizando os isolamentos, enquanto em outras partes, como as cidades de Barcelona e Melbourne, estão implementando uma segunda rodada de restrições.

O total de casos em todo o mundo é aproximadamente o triplo do número de doenças graves por influenza registrado anualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A pandemia já matou mais de 590.000 pessoas em quase sete meses.

No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas testaram positivo, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, e mais de 77.000 pessoas morreram.

Fonte: postado no Brasil 247

quinta-feira, 16 de julho de 2020

LUCIANA SANTOS DEFENDE FRENTE AMPLA EM DEFESA DA VIDA E DO BRASIL

Luciana Santos, presidente Nacional do PCdoB. Foto: Vermelho

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos concedeu entrevista ao jornal Folha de Pernambuco e à Rádio Folha FM 96.7, na manhã desta terça-feira (14). Luciana criticou a conduta do governo Bolsonaro no combate à propagação da Covid-19 em todo o país, a falta de testes massivos e de apoio aos estados e municípios.

Luciana falou sobre o avanço da pandemia no Brasil e a atuação dos governos estaduais, em particular sobre de Pernambuco, para enfrentar os impactos da doenças e tentar salvar vidas.

Para a presidenta do PCdoB, o fundamental neste momento é constituir uma frente que enfrente os graves problemas do país, em especial decorrentes da pandemia. Para ela a frente precisa abarcar amplas forças políticas e segmentos da sociedade brasileira e modo a garantir um pouco mais de estabilidade política no país e uma ação concreta de defesa da nação. “Uma frente mais do que a esquerda para ajudar a tirar o país da circunstância que nos encontramos”, pondera. 

Para tanto, segundo Luciana, é preciso garantir maior unidade do campo progressista visando contribuir para a formação da frente ampla. “Infelizmente nós ainda vivemos um ambiente de muita dispersão”, afirmou. Ela lembrou que um dos motivos da vitória da extrema-direita nas eleições presidenciais em 2018 foi a falta de unidade das forças de esquerda. “Não podemos repetir erros, precisamos tirar lições”.

Fonte: Vermelho

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA COM PARTICIPAÇÃO POPULAR, DEFENDE MARA

Mara quer representação popular nos espaços de poder. Foto: arquivo pessoal

Defensora de um mandato popular na Câmara de Vereadores, com a participação social efetiva, Mara Carrilho quer garantir, assim, uma forma avançada de fazer política para o município de Jequié.

Professora, mestre em Saúde Pública, Coletiva pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Mara é também pesquisadora na área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, com foco em movimentos sociais.

Com uma trajetória de lutas e de participação em movimentos sociais, ela acredita que somente por intermédio da participação popular, do controle social efetivo pode se realizar um mandato participativo. Por isso que ela acredita que a melhor forma de ação se faz a partir da identificação dos problemas existentes nas comunidades, do levantamento das demandas sociais.

Mara também defende o engajamento de pessoas, como líderes comunitários, bem como a fiscalização dos recursos públicos para poder avançar na resolução de problemas e dar à sociedade, dessa forma, o retorno da confiança depositada pelos seus munícipes às ações das pessoas públicas.

Como pré-candidata, Mara é a favor da inovação para se busca agregar outras formas de experiência e ideias à gestão do parlamentar. Desse modo, ela entende que a formação de um grupo heterogêneo, com canais de participação, ajuda na tomada de decisão, soluções para problemas e apresentação de Projetos de Lei e fiscalização da atuação do prefeito eleito. Assim, forma-se um mandato com visão mais holística, colaborativa, aberta e horizontal, onde os posicionamentos do político são resultantes dos diálogos com o grupo.

Do mesmo modo, ela compreende que esse modelo de atuar agrega ao mandato a capacidade de estar presente em vários espaços e setores da sociedade, realizando a construção coletiva da representação popular.


terça-feira, 14 de julho de 2020

ROCHA ARTESÃO DEFENDE A VALORIZAÇÃO DA CULTURA E DOS ARTISTAS

Rocha Artesão quer mais investimento na cultura. Foto: arquivo pessoal

Muito se diz que a política é uma arte, mas a arte e a cultura nem sempre estão nas prioridades dos governos, como nos últimos anos no município de Jequié. Com essa compreensão e com o objetivo de lutar pela valorização da cultura, o artista conhecido como ROCHA ARTESÃO decidiu colocar seu nome como pré-candidato a vereador pelo PCdoB, partido no qual é filiado há muito anos.

Nascido em Jequié, Rocha mantém a tradição do pai, que foi seleiro e artesão.  “Nasci para o mundo e para a arte”, afirma com orgulho, inclusive por ter outros membros da família seguindo o oficio tão importante, mas ainda não tão valorizado como deveria. “A arte e a cultura hoje estão muito distantes de nossa realidade. Os mortos não são lembrados e os vivos são esquecidos”, acrescenta.

Atento aos fatos culturais e políticos do município, Rocha se lembra de uma época em que já atuava com os integrantes do PCdoB.  “Desde 1987, tivemos nossas vitórias com José Leal, Rita Rodrigues e João Magno. Hoje faço parte da lista de pré-candidatos a vereador nessa eleição para seguir o exemplo de luta e determinação deles e da militância”, enfatiza.

Além de ter o compromisso de defender mais investimentos para as artes e a cultura, Rocha compreende que a organização do segmento artístico é muito importante para se encaminhar as reivindicações  do setor. “Tenho um projeto para os artesãos de Jequié que se chama LAJ (Liga Artística Jequieense) e torná-la de utilidade pública. Daí fazer uma companhia de artistas para levar arte e  a cultura para os diversos locais da cidade. Também é uma meta lutar por uma biblioteca  ambulante. Construir um coreto na praça Ruy Barbosa e outro no Alto da Prefeitura e onde precisar são ações que considero também importantes”, defende.

Ao apresentar tais ideias, Rocha deseja que “o artista tenha sempre orgulho de ser artista” e lute por seus direitos como cidadãos e cidadãs que contribuem para a cidade se tornar mais desenvolvida e mais bela.

- Jequié Vermelho -

EM LIVE DA APLB, ALICE PORTUGAL DEFENDE MOBILIZAÇÃO PARA VOTAR O FUNDEB


Considerada uma das principais bandeiras de luta do ensino básico neste segundo semestre de 2020, a movimentação para aprovar o novo FUNDEB na Câmara mobiliza os trabalhadores em educação e outros setores da sociedade no Brasil.

Para dialogar sobre o Fundo em discussão, que tramita na Câmara dos Deputados sob a forma da PEC 15 (Proposta de Emenda Constitucional), a APLB-Sindicato convidou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) para participar de uma live com Rui Oliveira, Coordenador Geral da entidade, no início da noite de ontem, segunda-feira 13.

Segundo informou a parlamentar em sua página no Facebook, a vigência do atual FUNDEB termina em 31 de dezembro deste ano. Se não for renovado, colocará em risco 94,2% das matrículas da educação básica, de acordo a nota técnica do Dieese. 
 
Durante a live, mediada por uma jornalista, Alice interagiu com os internautas, mas fez questão de afirmar que a batalha pela aprovação do novo FUNDEB, por meio da PEC 15, precisa ser reforçada pelas mobilizações dos trabalhadores por diversos meios, pois a área econômica do governo federal manobra para desvincular recursos para o investimento no setor.

Essa PEC 15, que torna o FUNDEB permanente na Constituição,  está prevista para ser votada ainda neste mês, conforme indicou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mas as pressões do governo têm criado o impasse, lembrou a parlamentar Alice.

Por sua vez, Rui Oliveira alertou para a tentativa do governo, através do Guedes, de acabar com a subvinculação de alguns recursos na educação, o que deixaria os educadores a mercê dos governantes, ou seja, à vontade. “Não vai ter mais aumento de salário, promoção, carreira, não terá nada”, afirmou o dirigente sindical, alertando para o perigo da ação governamental.

Por isso, acrescenta Rui, a CNTE está mobilizando suas bases para dialogarem com os deputados a fim de conquistarem o voto favorável à PEC 15.
 
- Jequié Vermelho -

domingo, 5 de julho de 2020

ALICE PORTUGAL REFORÇA PRÉ-CANDIDATURA DE RITA RODRIGUES A PREFEITA

Rita Rodrigues e Alice Portugal firmam compromisso por Jequié. Foto: Instagram

Em um dia muito movimentado pela comemoração do aniversário de Rita Rodrigues, pré-candidata a prefeita de Jequié pelo PCdoB, a deputada federal Alice Portugal, do mesmo partido, hipotecou neste domingo, 5 de julho, seu apoio à postulação da camarada de legenda ao cargo máximo do executivo municipal.

Pelo Instagram e outras mídias, Alice enviou a mensagem de felicitação à aniversariante, mas fez questão de acentuar que Rita era sua “pré-candidata a prefeita” pela amada Jequié, em uma demonstração de que a Direção Estadual do PCdoB apóia integralmente o projeto político local do partido.

Rita, que já tem experiência no Legislativo por ter sido vereadora, e no Executivo como vice-prefeita na gestão do prefeito Reinaldo Pinheiro, acredita que o momento é de Jequié buscar encontrar seu rumo de desenvolvimento e estabilidade administrativa.

“Agradeço muito o apoio da deputada Alice Portugal e de várias lideranças populares à minha pré-candidatura. Isso só reforça meu compromisso e vontade de dialogar com o povo, com os diversos segmentos da sociedade, para elabora um projeto que coloque Jequié no rumo do crescimento e da estabilidade administrativa, com a correta aplicação dos recursos públicos”, enfatizou Rita.

- Jequié Vermelho -  

ANIVERSÁRIO DE RITA RODRIGUES É COMEMORADO COM GRANDE MOBILIZAÇÃO

Banner de aniversário de Rita divulgado nas redes sociais. Fonte: arquivo

Neste domingo, dia 5 de julho, acontece o aniversário de Rita Rodrigues, com grande mobilização virtual através das mídias sociais. O mote é  a publicação de um banner referente à data comemorativa e também informando a pré-candidatura dela a prefeita de Jequié.

Durante todo dia, dezenas de amigos e militantes de seu partido, o PCdoB, divulgam o banner em suas redes sociais e enviam mensagem de felicitações desejando sucesso de Rita na disputa eleitoral. A mensagem “Por mais mulheres no poder”, escrita no card, tem recebido muita aprovação nos comentários.
Celso Argolo, dirigente da CTB, também postou mensagem. Foto: arquivo
Pela representatividade de Rita como cidadã e ativista política no município, pessoas de diferentes posições políticas postaram saudações para ela, sempre com mensagens positivas e incentivos para ela continuar na luta para realizar seus ideais.

Ex-vereadora por dois mandatos e ex-vice-prefeita do município de Jequié na gestão do prefeito Reinaldo Pinheiro, Rita tem um amplo leque de contatos e amizade com várias pessoas da sociedade, o que, somado à sua capacidade de dialogo, transformou seu aniversário em um momento de grande comemoração e interação nas diferentes redes sociais. 

- Jequié Vermelho -

sábado, 4 de julho de 2020

PROFESSOR NOÉ MACEDO DEFENDE A INCLUSÃO SOCIAL E MAIS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO

Professor Noé quer mais investimentos em educação e em outras áreas sociais. Foto: arquivo pessoal

Por entender que “a vida é pra valer”, como indica a canção dos Titans, o professor NOÉ MACEDO, pré-candidato a vereador pelo PCdoB, quer a mobilização popular para mudar os rumos de Jequié, uma cidade que pode se desenvolver a partir da prática correta dos homens públicos.

Noé Macedo, nascido em Jequié, formado em Ciências Biológicas pela UESB, pós-graduando em Educação Ambiental, militou no  Movimento Estudantil (Centro Acadêmico de Ciências, representante Discente no Comitê de Cultura UESB) durante sua passagem pela universidade e sempre participou das  mobilizações pelo melhoria da educação  e ampliação atividades culturais na instituição.

Após concluir o curso superior, Noé Macedo passou no concurso público do estado para o cargo de professor no ano de 2000. Depois de alguns anos no exercício do magistério, ele foi conduzido ao cargo de dirigente escolar por três mandatos, através de eleição direta com a participação da comunidade escolar. 

Defensor das liberdades, Noé vê como preocupante a situação por que passa o Brasil. “Vivemos um momento de incertezas e sombrias ameaças ao processo do Estado Democrático de Direito. Por isso, convidamos  os familiares,  colegas e amigos para lutarem por  uma  sociedade mais inclusiva,  justa  e igualitária”, afirma, acrescentando que defende projetos de construção coletiva que proporcione ações de inclusão social, emprego e renda para a juventude nas área de esporte, cultura e lazer.

Noé se compromete também a lutar por mais recursos para o setor educacional e apoiar as lutas da comunidade e dos professores por uma escola de qualidade. “Além disso, pretendo elaborar e defender projetos e requerimentos  que venham a valorizar os trabalhadores em educação e os demais servidores”, acrescenta.

Por fim, o professor Noé, um defensor da democracia, afirma que o povo de Jequié precisa se unir para tornar realidade uma nova forma de gerir o município, com participação popular e correta aplicação dos recursos públicos.

Fonte: Jequié Vermelho

ROQUE DE CASTRO: QUALIDADE DE VIDA E MELHORIA DA INFRAESTRUTURA SÃO PRIORIDADES

Roque defende políticas públicas e afirmativas. Foto: arquivo pessoal

A renovação da política em Jequié pode acontecer nas próximas eleições através de diversos cidadãos que não concordam com os rumos administrativos e políticos do município. Dentre estas pessoas, está o pré-candidato a vereador ROQUE DE CASTRO, pelo PCdoB.

Com ampla experiência profissional em mais de vinte e sete anos no serviço público, Roque tem larga formação acadêmica, como o Bacharelado em Administração Pública pela UNEB, Bacharelado em Serviço Social com Especialização em 'Gestão Social: Políticas públicas, Redes e Defesa de Direitos' (UNOPAR). Esses cursos, de caráter técnico e social, lhe confere a capacitação para atuar em diversas áreas.

Aprovado em alguns concursos públicos, no município e no estado, Roque tem uma rica experiência de trabalho. Na Prefeitura de Jequié, atuou no setor de saúde e também na Secretaria de Desenvolvimento Social. Já no estado, ele foi vinculado FUNDAC (Fundação da Criança e Adolescente)/SETRAS - Secretaria de Trabalho e Ação Social (Governo do Estado), e atuou como 'Orientador de Criança e Adolescente/Agente Sócio Educativo' em várias instituições. Também pelo estado, a partir de 2001, ingressou na SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) na função Agente Penitenciário.

Roque de Castro é um ferrenho e intransigente defensor do Serviço Público e das políticas públicas e afirmativas de inclusão social. Sempre pautou pela luta em prol da moralidade no Serviço Público, deixando a sua marca de assertividade e proatividade nas empresas em que trabalhou,  tanto pública como privada.

Nas décadas de 1980 e 1990, atuou também no esporte, na modalidade Karatê, representando a cidade de Jequié e região em diversos campeonatos locais e regionais. Roque de Castro é Faixa Preta, filiado à FBK - Federação Bahiana de Karatê - e foi professor adjunto em vários clubes e associações em Jequié, Ipiaú e Ubatã, representado o antigo 'Karatê Clube de Jequié' e depois o 'Clube Educativo de Karatê' (de Vitória da Conquista).

Por essas razões, ele se coloca como pré-candidato a vereador pelo PCdoB, por se identificar com esse Partido, que é comprometido com a Participação Popular, com a Defesa da Democracia e o Estado de Bem Estar Social.

Roque de Castro tem como proposta parlamentar atuar junto com as lideranças comunitárias para  identificar as reais necessidades da população com vistas a aprovação de projetos que tragam a melhoria da qualidade de vida das pessoas e investimento na infraestrutura em várias localidades, bem como a fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Fonte: Jequié Vermelho


BOLSONARO SABOTA PREVENÇÃO À COVID AO VETAR LEI SOBRE USO DE MÁSCARAS

Bolsonaro tira a máscara para o coronavirus. Foto: Vermelho

Presidente alega “violação de domicílio” para barrar medida. Deputados criticam veto e se articulam para derrubá-lo no Congresso.

O Brasil amanheceu nesta sexta-feira (3) com mais de 62 mil mortos por Covid-19 e 1,5 milhão de casos confirmados, segundo informações do consórcio de veículos de imprensa. No entanto, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), decidiu vetar 16 itens da lei que determina o uso de máscaras durante a pandemia.

Sob a justificativa de “violação de domicílio”, Bolsonaro vetou, por exemplo, a obrigatoriedade do uso da proteção facial em órgãos e entidades públicos e em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas. A sanção da lei, com vetos, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta.

O uso de máscaras, porém, tem sido uma das principais recomendações das autoridades de saúde para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), Bolsonaro segue “boicotando a vida” e sua atitude estimula comportamentos irresponsáveis como os vistos no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (2), após reabertura de bares e restaurantes. A parlamentar defendeu ainda que o Congresso derrube o veto presidencial.

Fonte:  Vermelho

domingo, 28 de junho de 2020

DECRETO DO PREFEITO DE JEQUIÉ PREJUDICA PROFESSORES E AUMENTA CRISE DO IPREJ

Ilustração mostra insatisfação dos professores. Foto: APLB-Sindicato

Com o tema “Nenhum Direito a Menos”, a APLB-Sindicato, Delegacia do Sol, divulgou uma nota pública neste domingo, dia 28 de junho, para denunciar o decreto  do prefeito Sérgio da Gameleira, assinado no mês de julho passado, que causou muitos prejuízos aos professores ao retirar a gratificação/regência de 530 educadores da rede municipal.

A medida do gestor, considerada ilegal pela categoria, ocasionou redução salarial e agora está também prejudicando os aposentados. Segundo o documento da entidade, “600 mil reais é o impacto financeiro negativo por mês ao IPREJ”, o Instituto de previdência dos servidores. “O valor total do déficit já está em R$ 7.200.000,00 (sete milhões e duzentos mil reais)”, esclarece o sindicato.

“O Instituto está conseguindo pagar a folha dos segurados porque o déficit está sendo compensado, em parte, pelo repasse mensal do parcelamento da dívida do Município para com o IPREJ, que foi estabelecida em acordo de 2015”, acrescenta a nota.

Além da diminuição do poder de compra da categoria, a decisão do executivo aprofundou a crise financeira do Instituto e já está impossibilitando a viabilização de novas aposentadorias. Já são 84 professores na lista de espera e não há ainda nenhuma decisão do governo para criar as condições do IPREJ voltar a funcionar com a reserva financeira necessária.

- Jequié Vermelho -

FILME BACURAU E A REALIDADE POLÍTICA DE JEQUIÉ EM DEBATE NA LIVE

Ficção no debate para desvendar a realidade de Jequié.

O avanço tecnológico tem proporcionado muito entretenimento, mas também bons debates sobre assuntos interessantes, como as lives promovidas pelo jornalista Domingos Ailton, editor da revista Cotoxós.

O convidado desta semana na série de lives de Domingos, realizada no Instagram, será o professor e psicólogo Lucas Ribeiro de Novaes, que vai dialogar sobre o tema “Filme Bacurau e a realidade política de Jequié”.

Segundo Lucas, que será o entrevistado, “essa live vai tentar construir uma relação entre o universo tratado em Bacurau, o sentimento de pertencimento daquele povo, e a luta pela soberania daquele lugar, e a realidade política de Jequié. Domingos me convidou e eu vou bater esse papo com ele”.

Estrelado por Sônia Braga, Bacurau é um filme brasileiro de 2019 e classificado em diversos gêneros, como drama, faroeste e até ficção científica. Já recebeu muitas premiações, como o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, e foi selecionado para mostras em diversos festivais, inclusive no exterior.

- Jequié Vermelho -

sexta-feira, 26 de junho de 2020

STF ACOLHE AÇÃO DO PCDOB EM DEFESA DO SALÁRIO DOS SERVIDORES

STF vota contra a redução de salários de servidores. Foto: Vermelho

O Tribunal concluiu, nesta quarta-feira (24), o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2238, ajuizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) juntamente com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB)

O dispositivo declarado inconstitucional é o parágrafo 2º do artigo 23. O dispositivo faculta a redução temporária da jornada de trabalho com adequação dos vencimentos à nova carga horária, caso sejam ultrapassados os limites definidos na lei para despesas com pessoal nas diversas esferas do poder público. Para a maioria dos ministros, a possibilidade de redução fere o princípio da irredutibilidade salarial.

“Considero uma vitória dos servidores, pois diante de tantos retrocessos, precisamos lutar pela preservação de direitos e de salários, sobretudo nesses tempos em que o governo persegue o funcionalismo público”, afirmou a líder do PCdoB, Perpétua Almeida (AC).

Perpétua lembrou ainda a participação do então deputado da legenda Sérgio Miranda (MG) na fundamentação da Ação Direta de Inconstitucionalidade. “Essa vitória também é do nosso saudoso Sérgio Miranda. Um grande estudioso do orçamento e que teve papel relevante na fundamentação dessa ADI. Considero que a decisão do Supremo deve ser comemorada e é um tributo a este parlamentar que liderava nossa bancada naquela época”, destacou.


quinta-feira, 25 de junho de 2020

PARTICIPAÇÃO POPULAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE JEQUIÉ, DEFENDE MARCOS

Professor Marcos é defensor da participação popular. Foto: Gicult Midia

Com histórico de participação nos movimentos sociais e nas entidades de controle social, o professor MARCOS NOVAES decidiu concorrer a uma vaga à Câmara de Vereadores de Jequié na eleição deste ano de 2020.

Para Marcos, Jequié precisa de um governo municipal com ampla participação popular para ter eficiência nas ações com a aplicação correta dos recursos públicos. “Durante 4 anos, fui presidente do Conselho de Acompanhamento de Controle Social (FUNDEB), onde pude ter a oportunidade de acompanhar e fiscalizar de forma competente os recursos destinados para a Educação do Município de Jequié”, declarou, acrescentando que também já participou dos Conselho de Educação e do Conselho de Saúde do município, isso por acreditar que a participação popular é o melhor caminho para se conquistar eficiência no serviço público.

Muito engajado, o professor Marcos, que integra a rede municipal de ensino de Jequié, também já participou da diretoria da APLB-Sindicato, entidade que representa sua categoria profissional. “Em toda minha história de vida, sempre participei e participo de lutas sociais com o objetivo de promover a igualdade social para todos e todas. Por isso que me coloco como pré-candidato a vereador pelo PCdoB, um partido que defende a democracia e a justiça social”, informou.

Marcos ainda disse que pretende, no Parlamento, apoiar as lutas dos trabalhadores e defender projetos que contribuam para o desenvolvimento da sede e dos distritos, bem como mais investimentos sociais, tanto na educação, como na saúde, cultura e em outras áreas.

Fonte: Jequié Vermelho


ZEZINHO DEFENDE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE E AÇÕES SOCIAIS

Zezinho defende programas sociais e transporte público de qualidade. Foto: arquivo pessoal

O descaso dos diferentes governos municipais quanto a atender os problemas principais que afetam a vida do povo de Jequié tem levado vários cidadãos, como Josevaldo Coelho Santos, conhecido como ZEZINHO, a entrar diretamente na política e buscar conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores.

A origem popular de Zezinho reforça sua identidade com o povo que enfrenta os desafios de viver e conquistar dias melhores. “Venho de família humilde, guerreira e trabalhadora, honesta, com princípios e valores familiares  do qual nunca me afastei do ensinamento do meu pai, um cidadão  negro e pobre, que enfrentou as dificuldades  e as  mazelas de uma  época muito difícil onde desde  pequeno eu o acompanhava no trabalho braçal. Eu tinha que conciliar estudo e trabalho”, lembrou.
Homem de trabalho, Zezinho tem várias experiências profissionais, como de garçom, mototaxista, porteiro e também de caminhoneiro e motorista de ônibus.

“Foi na profissão de motorista que vi a necessidade de um representante da categoria na Câmara de Vereadores. Por isso, sou pré-candidato a vereador pelo PCdoB e defendo um transporte público de qualidade, uma educação pública de qualidade para os alunos e seus profissionais, bem como saúde, saneamento básico, esporte, lazer, cultura, em especial a cultura afro,  e  políticas públicas para a juventude, dentre outras”, declarou Zezinho.

Fonte: Jequié Vermelho


quarta-feira, 24 de junho de 2020

NATALICE QUER MAIS OPORTUNIDADES PARA AS MULHERES E PARA OS JOVENS

Natalice, sindicalista, no canteiro de obra. Foto:arquivo pessoal

A representação política em Jequié, como no legislativo, pouco tem mudado de perfil ao longo dos anos. Muitos cidadãos e cidadãs reclamam da falta de eficiência dos diferentes governos e também do pouco diálogo efetivo dos vereadores para ouvirem as reivindicações da população.

Para colaborar com a mudança dessa realidade de descaso para com as necessidades do povo, a operária NATALICE M. DE JESUS, diretora licenciada do SindRio, resolveu entrar na luta por uma vaga na Câmara de Vereadores.
“Hoje, percebendo a importância da mulher negra na política, estou convicta de que irei fazer a diferença. Por isso estou me colocando como pré-candidata a vereadora no município de Jequié pelo PCdoB, pois já senti na pele a desigualdade e sei que podemos mudar esse quadro de mulheres que não  tiveram oportunidades de estudar, tendo que trabalha para criar filhos e irmãos”, anunciou Natalice.

Ela acrescenta também que, além do compromisso de apoiar as lutas dos trabalhadores, tem outras propostas de caráter social, como projetos de geração de emprego e renda para mulheres e jovens, além de lutar por mais creches.

Fonte: Portal Vermelho


A EDUCAÇÃO É MINHA BANDEIRA DE LUTA, AFIRMA A PROFESSORA DAI

Professora Dai na mobilização de sua categoria. Foto: Gicult Midia

Apesar da educação não ser uma prioridade dos governos municipais de Jequié, como nos últimos anos, a professora da rede municipal  ADAILDE SANTANA, conhecida como DAI, tem este assunto como uma de suas principais bandeiras de luta.

Professora de História e ex-diretora da APLB-Sindicato, Dai afirma que tem lutado bravamente pelo acesso e qualidade da educação. “Sempre foi o meu foco e creio que sem educação não haverá um país desenvolvido nem um estado, nem município. Tudo perpassa pela educação, ela é primordial para que uma nação seja justa e seu povo  com uma visão reflexiva e com determinação em todos os campos que vierem a atuar”, acrescenta.

- Sou professora aposentada. Eu saí da sala de aula, mas não abandonei a educação e a luta pela valorização profissional. Estas sempre foram a minha bandeira de luta. Eu entendo que investir na educação básica e nos outros níveis é fundamental para a formação cidadã e avanço dos municípios – reforçou Daí.

Com esses e outros compromissos de luta, a professora Dai decidiu entrar na disputa política como pré-candidata a vereadora pelo PCdoB. “Enfrentarei mais esse desafio com garra e respeito aos meus princípios familiares e religiosos, prometendo não decepcionar as pessoas que depositarem a confiança em mim”, concluiu.

Fonte: Jequié Vermelho

MARA CARRILHO QUER MELHORIA DA EDUCAÇÃO E SAÚDE EM JEQUIÉ

Mara Carrilho, dentista, é pré-candidata a vereadora. Foto: arquivo pessoal
O destaque para esta semana é para a cidadã jequieense MARA CARRILHO, profissional que atua por muitos anos no município de Jequié prestando assistência odontológica. Já desenvolveu vários trabalhos comunitários, atuando na promoção, prevenção em saúde e educação popular, tanto em nível municipal como estadual.
Mestre em saúde pública e coletiva pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, foi também professora na capital baiana e na UESB.

Há quase 20 anos é filiada ao Partido Comunista do Brasil – PC do B -, um partido que historicamente participou de forma efetiva dos movimentos pela redemocratização do Brasil e atualmente defende uma Frente Ampla pela democracia e defesa das conquistas sociais.

- Nesse partido, milito desde o movimento estudantil na graduação em Odontologia na Universidade Federal da Bahia – UFBA -, participando de movimentos sociais em defesa de uma saúde pública mais digna, de qualidade. Sempre também abracei a bandeira de luta pela ampliação do acesso e fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS. Como professora, defendo a melhoria da qualidade da educação, considerando que essas duas áreas, educação e saúde, estão completamente entrelaçadas – acrescentou Mara.

Entendendo que a política permeia todas as áreas da sociedade e influencia diretamente a vida das pessoas, e sempre trilhando nesse caminho da participação popular, Mara decidiu disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Jequié e é pré-candidata pelo PCdoB. “O cenário político atual do município é desolador. Por isso que quero ainda mais contribuir com o município na defesa de projetos de mudanças na legislação municipal que realmente atendam aos interesses da maioria da população e tragam desenvolvimento e geração de empregos para o povo”, afirmou.

Como servidora pública do município de Jequié, do quadro dos aposentados, Mara defende a melhoria dos serviços públicos, a valorização dos servidores, bem como a luta de todos os trabalhadores e das mulheres.


PARA ZULMERINDA, AS POLÍTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE PRECISAM AVANÇAR EM JEQUIÉ

Zulmerinda Pereira é pré-candidata a vereadora. Foto: arquivo pessoal

Jequié, Cidade Sol, com tantas desigualdades e dificuldades para o seu povo, gera insatisfação, mas também desperta as pessoas para a luta por dias melhores para a coletividade. Uma dessas pessoas que mostra um novo olhar para o município é a servidora municipal, a agente de endemias de nome Zulmerinda R. Pereira.

Para ela, que trabalha na equipe de educação popular em saúde e conhece bem as necessidades da comunidade, é preciso acontecer ações governamentais sérias para realizar o saneamento básico em vários bairros populares, como o bairro Amaralina. “Saneamento básico é qualidade de vida e respeito ao cidadão”, acrescentou.

Zulmerinda, que decidiu entrar na vida pública e disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, quer também representar as mulheres no parlamento, pois entende que a presença feminina sempre foi mínima em Jequié. “Tal situação impede o avanço das pautas da luta das mulheres no município, inclusive as políticas sociais e de saúde”, enfatizou a pré-candidata a vereadora pelo PCdoB.

Além disso, Zulmerinda, que é filiada ao sindicato de sua categoria, disse que pretende também representar o servidor público que vem sofrendo bastante há muitos anos, sem condições de trabalho adequadas e valorização profissional.


PANDEMIA AFETOU O EMOCIONAL DE 70% DOS JOVENS; 28% PODEM LARGAR ESCOLA

Crise levanta questionamentos e insegurança nos jovens. Foto: Vermelho

Levantamento ouviu mais de 33 mil entrevistados de 15 a 29 anos

O avanço da Covid-19 atingiu em cheio os jovens brasileiros. O medo da infecção, o desemprego, a dificuldade de adaptação ao ensino virtual e até o aumento da depressão tornaram-se marcas comuns entre indivíduos de 15 a 29 anos, conforme levantamento “Juventudes e a pandemia do coronavírus”, lançado nesta segunda-feira.
As conclusões da pesquisa trazem aspectos preocupantes. Sete em cada dez jovens relataram piora no estado emocional durante a pandemia, 28% pensam em não voltar à escola quando acabar o distanciamento social e metade cogita desistir do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Entre os raros pontos positivos está a valorização da ciência e da saúde. Na opinião de 96%, é importante descobrir uma vacina que combata a Covid-19. Outros 85% querem ter acesso a testes que confirmem imunidade ao vírus. Os jovens esperam, ainda, que as restrições estabelecidas em tempos de distanciamento social sirvam como aprendizado de que é possível investir em trabalho remoto – o que pode gerar novos empregos para quem mora afastado dos grandes centros urbanos.
A pesquisa foi promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com a rede Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social, Unesco e Visão Mundial. Foram entrevistados, com um questionário on-line, 33.688 jovens de todas as regiões do País, entre 15 e 31 de maio.
“Mesmo antes da pandemia, esta camada da sociedade já se deparava com uma série de desafios, como uma taxa de desemprego de 27% – o dobro da vista entre adultos. Agora, há o desafio de encarar a educação interrompida e a perda da renda familiar.”

quarta-feira, 27 de maio de 2020

JEQUIÉ: PCdoB SE SOLIDARIZA COM A LUTA DOS SERVIDORES CONTRA O ATRASO SALARIAL

Servidores municipais, em frente à PMJ, lutam por seus direitos. Foto:Facebook do Sinserv

A Prefeitura de Jequié ainda não pagou o salário de abril a grande parcela dos servidores municipais, tanto os da ativa como os terceirizados, deixando-os em dificuldades até de sobrevivência.
Todos reconhecem que a pandemia do coronavírus diminuiu o ritmo da economia, porém a persistente má gestão dos recursos municipais, com falta de planejamento, já prejudica os servidores há vários meses, inclusive com o corte de direitos adquiridos e suspensão repentina de pagamento,  como os dos trabalhadores do Reda.
No entanto, na atual momento, o quadro se agrava, pois o mês de maio já chega ao final e os trabalhadores não receberam seus vencimentos, um indicativo de falta de compromisso com os serviços públicos.
Por conta dessa situação, o PCdoB de Jequié se solidariza com a justa luta dos funcionários e dos sindicatos pelo recebimento em dia dos salários e por um serviço público de qualidade.

- Comissão Executiva do PCdoB de Jequié - 27/05/2020