segunda-feira, 11 de outubro de 2021

PCdoB DE JEQUIÉ DIVULGA NOTA PÚBLICA SOBRE NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DE JEQUIÉ: “EXIGE DEBATES E ADEQUAÇÕES”

 


Sancionada no dia 28 de setembro passado pelo prefeito Zenildo Brandão Santana (Zé Cocá), a lei  nº 2.168/2021, que institui o Novo Código Tributário e de Rendas do município de Jequié, continua gerando grande debate e discussões nos setores organizados e entre os cidadãos. As críticas generalizadas são pelo fato de tal matéria, de grande impacto econômica e social,  não ter passado por amplo debate na sociedade, tanto durante a elaboração no Executivo como na tramitação no Legislativo.

Por sua responsabilidade social e política, e sintonizado com o sentimento da população, o PCdoB de Jequié divulgou a Nota Pública abaixo no último sábado, dia 9 de outubro, conforme a imagem acima. Leiam.

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

PARA O PCdoB, NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DE JEQUIÉ DEVE SER DEBATIDO PARA AS ADEQUAÇÕES

Nesse início do mês de outubro, um assunto que tem gerado muitos debates e questionamentos nas mídias sociais, rádios e TV local  é a aprovação do novo Código Tributário do Município de Jequié.

Encaminhado pela Prefeitura no mês de setembro e aprovado pela Câmara de Vereadores de forma muito rápida e sem debate com a sociedade, o Código Tributário já sancionado pelo Prefeito promove alterações  em vários tributos e taxas, como as dos alvarás, cujos valores  tendem a ampliar ainda mais a informalidade e dificultar a retomada das atividades econômica em vários setores que já sofrem com a diminuição da atividade produtiva e comercial nesses tempos de pandemia e recessão.

Diante da repercussão negativa do novo Código Tributário, cuja elaboração e implementação pegou de surpresa até os setores organizados da sociedade, a exemplo da área industrial e comercial da cidade, o PCdoB propõe a realização de amplos debates sobre o assunto na Câmara de Vereadores e nos diversos setores da sociedade para avaliar e propor, onde forem encontrados aumentos desproporcionais e inadequados, as  alterações nos artigos e tabelas da Lei aprovada. Com tal iniciativa, resgata-se a forma democrática de se construir um Projeto desse, tão relevante para a sociedade, que não aguenta mais ser penalizada.

Para o cumprimento de suas ações públicas, através das diversas secretarias, o município precisa aumentar sua arrecadação. É algo essencial. No entanto, tal meta não pode ser conseguida sem um debate profundo com a sociedade, com os setores diretamente envolvidos, para se ter legitimidade e apoio a uma iniciativa governamental igual a essa do Código Tributário, que gera tanto impacto na realidade econômica e na vida das pessoas por muitos anos.

- Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Jequié – 09/10/2021