No rumo de uma política mais ousada e inovadora, o PCdoB entra em campanha para a compra de sua sede-escola. Um jantar de lançamento dará o pontapé inicial para a arrecadação do dinheiro necessário para a empreitada. A data, a ser confirmada, é 30 de maio, em Brasília. Mas, os comitês estaduais e municipais já começam a receber talões para a venda de bônus.
A contribuição é livre. “Nossa expectativa é arrecadar 1 milhão de reais, de maneira legal e transparente. Por isso, fizemos os bônus que serão oferecidos a militantes e simpatizantes e estamos organizando jantares pelos estados”, disse Vital Nolasco, secretário de Finanças do PCdoB. Os próximos eventos devem acontecer nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Cada estado poderá promover os eventos que julgar ser os mais adequados para a arrecadação. O importante, disse, “é que todos contribuam com a campanha”.
Serão feitos ainda certificados, assinados pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo, como forma de retribuir os contribuintes pela ajuda dada ao partido. Parte da doação regular dos militantes do partido será também destinada à compra do novo prédio. “No fundo, todos sonham ter uma casa própria. Com o PCdoB, não é diferente”, brincou.
Vistas em 2008
Os atos, além de visarem à compra da sede-escola do PCdoB na capital paulista, servirão para dar início às articulações para a campanha de 2008, quando o PCdoB espera poder lançar 400 candidatos a prefeitura em todo Brasil. Serão eventos políticos voltados também para novas filiações militantes e de lideranças interessadas em se lançar candidato nas próximas eleições. “O que queremos é, a partir de já, criar condições políticas para o enfrentamento de 2008”, explicou Nolasco.
A iniciativa de adquirir uma sede-escola, segundo o dirigente, acompanha a diretiva lançada pelo Comitê Central do PCdoB, em março, de se investir numa política mais atuante, ousada e autônoma. Tanto no que diz respeito às novas filiações, quanto no que se refere à atuação política mais intensiva que o partido vem desempenhando, o período é de expansão. Por isso, explicou Nolasco, “a aquisição da sede-escola é resultado natural dessa nova fase e vem no bojo de uma política mais audaciosa do PCdoB”.
Espaço de formação
A sede oficial do partido fica em Brasília, conforme determina a legislação. A sede-escola será um espaço voltado para a formação de sua militância e para o fortalecimento do PCdoB junto à sociedade. Com a aquisição do novo prédio, a secretaria de Finanças espera economizar cerca de 25 mil por mês, dinheiro que deverá ser investido nas áreas de Comunicação e Formação do PCdoB. A sede, disse Nolasco, “será um patrimônio do PCdoB. Se tivéssemos sofrido as sanções impostas pela cláusula de barreira, uma sede-escola própria teria sido uma garantia para as nossas finanças”, lembrou o secretário.
Com a derrota da cláusula de barreira, determinada pelo STF por seis votos a zero, o partido pôde dar continuidade a seu projeto político. Hoje, busca entrar num novo patamar de atuação. “A aquisição desse novo prédio é um desafio que deve ser assumido por todo partido, da direção à militância. A sede-escola será uma referência, um irradiador das idéias dos comunistas. Servirá tanto para a luta atual quanto para os desafios futuros do PCdoB”, salientou Nolasco.
Os interessados em contribuir para a compra da nova sede podem entrar em contato com seu comitê estadual ou fazer depósito identificado ao Partido Comunista do Brasil, Caixa Econômica Federal, agência 0240, conta corrente 16369-4.
Veja aqui mais informações sobre a campanha ou ligue para (11) 3054-1800.
Fonte: www.vermelho.org.br