quinta-feira, 31 de maio de 2007

BANCÁRIOS REALIZAM MANIFESTAÇÃO


Sindicato dos Bancários de Jequié e Região realizou uma manifestação em frente à agência do Bradesco do município de Jequié, no dia 29, terça-feira. Esta mobilização fez parte do Dia Nacional de Manifestação dos funcionários dessa instituição bancária contra a exploração de seus trabalhadores e pela melhoria dos serviços prestados à população.
Em carta aberta, o sindicato mostra a evolução financeira do banco e o constante aumento de seu patrimônio. O Bradesco “teve o maior desempenho nos últimos 20 anos entre todas as instituições financeiras da America Latina”. A nota prossegue relatando que isso foi conseguido “à base da exploração de clientes e funcionários”. Por conta dessa situação, só da agência de Jequié existem 16 funcionários afastados por problema de saúde, com doenças ocupacionais como a LER, estresse e depressão.
Na mesma carta, a entidade sindical demonstra solidariedade com os cliente e defende melhoria dos serviços prestados. “O Bradesco precisa investir na contratação de bancários para melhor atender aos clientes, independente de sua renda. Ninguém agüenta mais as filas quilométricas e a falta de respeito e dignidade, principalmente para os aposentados”.
Quanto à questão da demora nas filas, o presidente do Sindicato, Marcel Cardim, cobra a aplicação da Lei Municipal, de iniciativa da então vereadora Rita Rodrigues, que estabelece o tempo máximo de 20 minutos para as pessoas ficarem nas filas. “Ela foi aprovada há mais de 5 anos e está sendo desrespeitada. O Poder Executivo Municipal não exige a adoção da Lei para beneficiar os usuários e humanizar o atendimento”. O sindicalista ainda lembra que no mês de março do ano passado, em reunião com o Prefeito Reinaldo Pinheiro, os membros do sindicato fizeram essa cobrança a ele. “O Prefeito disse que a cidade precisava de mais agências bancárias e ele não iria se contrapor aos bancos”, informa Marcel. “O Prefeito deve ter compromisso é com a maioria da população”, protesta.
A manifestação reivindicou também a aprovação de Plano de Carreira para a categoria, maior participação nos lucros da empresa e mais segurança nas unidades bancárias. O Sindicato compreende que o Bradesco tem total condição de atender essas reivindicações.

Por Gidasio Silva