Será realizado nos dias 24 e 25 de maio a II Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, no IERP, com a abertura a partir às 19:30h, na quinta-feira. Várias entidades feministas e populares estão envolvidas na organização do evento.
Segundo a vice-prefeita de Jequié, Rita Rodrigues, responsável pela estruturação da atividade em nível institucional, a conferência tem como objetivo a análise da realidade regional, avaliação das ações e políticas no Plano Nacional de Políticas para as mulheres e a participação das mulheres nos espaços de poder. Além disso, “nós vamos discutir assuntos relativos à violência contra a mulher, o Plano Nacional de Saúde específico, bem como a Reforma da Previdência, sempre nos sentido de ampliar os direitos de todas as mulheres, principalmente as menos favorecidas”, completa Rita.
Além dos grupos organizados que estão participando, toda as pessoas que têm interesse no tema podem participar desse importante evento. “É uma Conferência aberta a todos e todas. Os homens, inclusive, podem ser 30% dos presentes”, informa a vice-prefeita.
Sabino Figueiredo, representante da Secretaria do desenvolvimento Econômico no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, considera de “extrema importância se debater a questão de gênero. Isso vai fazer a sociedade entender a necessidade de se elaborar políticas públicas que tragam qualidade de vida para mulher, principalmente para as de baixa renda”.
Depois da Conferência Regional acontecerá a Estadual no segundo semestre e a Nacional no mês de agosto. “Jequié e região tem o grande compromisso de participar com força de todo esse debate de interesse nacional”, conclama Rita.
Por Gidásio Silva