quinta-feira, 5 de julho de 2007

PREFEITURA ENVIA O PROJETO DA ESCOLA TÉCNICA (CEFET) PARA O MINISTÉRIO DA CULTURA

No dia 3 de julho, a Prefeitura Municipal de Jequié enviou o Projeto de Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) para o Ministério de Educação, seguindo todas normas exigidas. Haverá uma concorrência na qual serão analisados todos os projetos apresentados, dentre eles o de Jequié, que concorre com outras 7 cidades baianas. Inicialmente, serão escolhidas 3 cidades, que irão contemplar as regiões as quais elas estão inseridas.
Aconteceram diversas reuniões e uma audiência pública nos meses de abril e maio, com a participação da comunidade regional e setores organizados de Jequié para debater a importância do CEFET para a região. “Isso foi importante, pois foi possível envolver as pessoas nas discussões para se definir o perfil da Escola Técnica que contemple a todos”, falou Rita Rodrigues, vice-prefeita da cidade de Jequié, que foi designada pelo Prefeito Reinaldo Pinheiro para articular o Projeto do CEFET em nome da Prefeitura. “Recebi essa tarefa com muito prazer e responsabilidade. A Prefeitura se empenhou totalmente na elaboração do projeto, com viagens a Brasília, Salvador e envolvimento de todo secretariado, tendo como carro chefe a Secretaria de Educação, pois o projeto é dessa pasta”, informa Rita.
-- O Projeto enviado mostra a total viabilidade do CEFET em nossa cidade, tanto em relação à infra-estrutura quanto à vocação educacional do município que já tem uma Universidade Pública (UESB) e diversas Faculdades particulares, além de diversas escolas de 2ª grau de grande porte – completa Rita.
Segundo Rita Rodrigues, a Prefeitura já fez todo o trabalho prévio para tornar o CEFET uma realidade. “A Prefeitura já providenciou o licenciamento ambiental do terreno doado na Cidade Nova, e já tomou outras providências importantes, tais como conseguir com que o comércio (CDL) e industria (ACIJ) local participem da estruturação da Escola Técnica a se instalar”disse.
Além disso, completa Rita, se aprovado o Projeto, a Prefeitura fará todo trabalho de melhoria da infra-estrutura do local, com terraplanagem, calçamento e outras ações necessárias. “Agora é só esperar o resultado. Apesar da decisão do Ministério ser técnica, é importante a comunidade continuar atenta. Jequié precisa de uma Escola Técnica em nível superior. Ela certamente irá contribuir com o progresso de nossa região, principalmente formando pessoal com a qualificação avançada”, completou Rita Rodrigues.

(Por Gidasio Silva)