Como se sabe, Euclides aderiu definitivamente à base do Governo municipal depois que seus apoiadores indicados foram nomeados para cargos de secretários e outros postos importantes na estrutura de poder. Como o prefeito o apoiou na última eleição para deputado, o parlamentar, que sempre usou e abusou dos órgãos de imprensa de sua propriedade, a exemplo do Jornal de Jequié e FM 93, agora disfarça uma defesa da administração municipal, mesmo tendo sido um dos mais ferrenhos adversários da coligação do Prefeito na eleição.
No texto com o título “PC do B sem condições para críticas”, Euclides tenta desqualificar o bom trabalho desempenhado por membros do Partido nos poucos espaços ocupados na máquina administrativa. Depois da vitória da Coligação Avança Jequié em 2004, o PC do B legitimamente ocupou três diretorias (Meio Ambiente-João Magno, Cultura-Gidasio Silva, Estudos e Projetos-Diran Lima) para contribuir com os compromissos do Governo eleito com a população. Em todos esses postos, mesmo em condições adversas, seus dirigentes se destacaram em suas tarefas perante a comunidade, devido ao trabalho sério, competente e dedicado que realizaram.
Em relação à Diretoria de Cultura, que o Deputado diz que “não fez nada”, o parlamentar não quis ver o grande salto de qualidade nas ações culturais do município nos anos de 2005 e 2006, período em que o Partido esteve na direção, trabalhando junto com pessoas importantes da vida cultural da cidade . Para Euclides e alguns desavisados que não conhecem o movimento cultural de Jequié não anunciarem inverdades, e em respeito à população, vamos lembrar algumas atividades culturais apoiadas e realizadas, que constam no relatório feito, à disposição do público: A Vila Junina, abertura do Museu, criação do Conselho Municipal de Cultura, Fóruns de Cultura, Concursos Literários, Mostras de Dança, Apresentações teatrais, Apresentações Musicais nos equipamentos culturais e em praças públicas, Apoio às Artes Plásticas, Oficinas Culturais, Documentários Exibição de Filmes , Cortejos Folclóricos, Lavagem da Casa de Cultura, Fóruns Culturais e Semana da Consciência Negra. Ao todo, Em 2005, houve 165 atividades culturais com a participação do município através da Diretoria de Cultura, sendo 80 apoios e 85 realizações em parceria com os artistas e a comunidade, totalizando 308 dias de opções culturais para a população. Em 2006, aconteceram 204 atividades, sendo 52 apoios e 152 realizações, totalizando 344 dias de eventos culturais com a participação da Secretaria de Educação/Diretoria de Cultura. Ao atacar a gestão do PC do B, Euclides Fernandes está atacando o próprio Governo que ele aderiu, não reconhecendo os pontos positivos. Não se pode negar os fatos e a história, mesmo quando a pessoa se considera o dono da verdade.
Jequié está cansada dos que usam ilegalmente os meios de comunicação, uma concessão pública, como instrumento político e promoção pessoal. O deputado Euclides, ao invés de usar seu Jornal e sua rádio como palanque para desacreditar as pessoas e as organizações partidárias sérias, deveria, pelo menos, dizer para a população quais os benefícios que ele tem trazido para o povo de Jequié em mais de 40 anos de poder, com mandatos e exercendo cargo público, de forma direta e indireta, numa cidade tão carente como a nossa. A atividade política e o exercício do poder devem servir para melhorar as condições de vida da população e não como uma profissão para beneficiar os correligionários e perseguir os adversários.