A disputa pela vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE) já está tendo repercussão estadual nos principais órgãos de imprensa da Bahia. O PT,em acordo com o Governador Jaques Wagner, indicou o nome do deputado Zilton Rocha (PT) para ocupar esse espaço. No entanto, para demonstrar força econseguir um cargo (emprego) para o antigo aliado Leur Lomanto que perdeu o cargo na ANAC, o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) está defendendo com veemência essa postulação do PMDB de Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração Nacional, em total confronto com Wagner e o PT.
Para se tornarem vitoriosos na disputa contra o Governador e seu partido, eles já estão fazendo uma ampla aliança até com o DEM (ex-PFL). “Contando com o apoio do PMDB, PDT e PSC, da base de sustentação do governo estadual, partidos de oposição, como o DEM e o PRPP, o ex-deputado Leur Lomanto é considerado um forte candidato a uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), um órgão técnico, auxiliar do Legislativo na fiscalização da gestão pública”, noticia o Jornal de Jequié, de propriedade do deputado Euclides Fernandes, em sua edição de 7 de setembro.
Como se sabe, se o pleito do PT se concretizar com a nomeação de Zilton, o suplente de deputado, o sr. Isaac Cunha, assumirá uma vaga na Assembléia Legislativa. Com isso, Jequié teria mais um deputado estadual, agora do mesmo partido do Governador Wagner. Eis a razão da movimentação de Euclides Fernandes, Leur e de outros conservadores: eles não querem que Isaac assuma uma cadeira de deputado para continuarem reinando sozinhos na cidade. Além disso, eles também evitariam o fortalecimento de mais uma candidatura a prefeito do campo popular para as próximas eleições.
-- Zilton é um parlamentar da base do Governo, um legislador competente e sério. Vamos para a disputa. Inclusive estamos procurando várias lideranças de Jequié e região, de partidos da base do Governo, como o PC do B, para darem apoio a essa luta. Se vitoriosa, a Bahia e Jequié vai ganhar muito com isso - reforça Elio Santana, Presidente do PT de Jequié.
Sobre essa questão, Rita Rodrigues, vice-prefeita de Jequié e dirigente do PC do B, afirma:"nos posicionamos favorável ao nome de Zilton Rocha, através de documento ao Governador, em contraponto ao nome de Leur Lomanto, pois entendemos que cargo público não é emprego e sim um espaço para melhorar as relações do Estado com a sociedade. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) é um importante órgão fiscalizador, por isso que o preenchimento de sua vaga deve recair em pessoas verdadeiramente comprometidas com o interesse público", completa.
Ver-se, portanto, que na luta para impor uma derrotar ao Governador no TCE, as forças “aliadas” conservadoras já estão se alinhando para os pleitos eleitorais futuros. O impasse continua. Os próximos dias demonstrarão quem realmente tem compromisso com o Governo da “Bahia de Todos Nós”, sem imposições.