terça-feira, 17 de abril de 2007

Após cinco meses de internação, morre a atriz Nair Bello


Morreu em São Paulo, aos 75 anos, no início da tarde desta terça-feira (16), a atriz Nair Bello. O corpo da atriz será velado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Nair Bello estava internada no Hospital Sírio-Libanes desde 11 de novembro passado, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. A atriz estava em um cabelereiro no bairro de Higienópolis, em São Paulo, quando passou mal e foi levada por uma ambulância à Santa Casa, onde recebeu os primeiros socorros. Depois, a atriz foi transferida para o Hospital Sírio-Libanês, onde foi internada em coma na UTI. Em 13 de janeiro, Nair Bello apresentou melhora em seu quadro clínico e deixou a UTI, mas permaneceu no hospital acompanhada de seus familiares. Em 30 de março, sofreu nova arritimia cardíaca e crises de insuficiência respiratória, retornando à UTI, onde permaneceu até esta terça.

A Carreira

Nair Bello Souza Franscisco nasceu em 28 de abril de 1931 na cidade de São Paulo e começou a trabalhar como locutora na extinta Rádio Excelsior aos 18 anos. Pouco tempo depois, passaria a trabalhar na Rádio Record. Em 1951, a atriz, que trabalhou em nove filmes, estreou no cinema em "Liana, a Pecadora". Ela viria a trabalhar no teatro apenas em 1976, em "Alegro Desbum", peça de Oduvaldo Vianna Filho.
Mas a popularidade da atriz veio com seu trabalho na TV, onde trabalhou em programas de humor e em 14 novelas, em geral em papéis cômicos. A estréia da atriz no meio foi em 1956, na TV Record. Em 1959, Nair Bello conhece seu primeiro grande sucesso, com a personagem Dona Santinha do programa "Show Ideal". Dona Santinha, aliás, seria retomada no humorístico "Zorra Total". Neta de italianos e nascida no Cambuci, a atriz seria sempre chamada para interpretar descendentes ou imigrantes italianos. Em 1978, na TV Tupi, participou da telenovela "João Brasileiro", em que interpretou a italiana Dona Pina, uma batalhadora e sofrida dona de pensão. Em 1980, destacou-se na série cômica da Band "Dona Santa", escrita por Geraldo Vietri e Marcos Caruso. Nair Bello interpretava a personagem título, uma mulher que decide ser taxista e se envolve em inúmeras confusões pelas ruas de São Paulo. A série, com 64 episódios, obteve grande sucesso por seu humor ágil, ficou no ar por uma temporada e foi reprisada inúmeras vezes pela Band. O sucesso de "Dona Santa" deu origem a nova série protagonizada pela atriz e escrita por Geraldo Vietri, "Casa de Irene", que estreou em 1983, também na Band. A casa do do título é a pensão de Dona Irene, uma matriarca italiana que vive as situações mais bizarras, com intrigas e mal-entendidos. Na Globo, era presença constante nas novelas de Carlos Lombardi: a atriz foi Dona Gema, em "Perigosas Peruas" (1992), Tônia, em "Vira-Lata" (1996), Pierina, em "Uga Uga" (2000), Dolores, em "Kubanacan" (2003). Seu último papel na TV foi Viúva Lake, em "Bang Bang", também de Carlos Lombardi e exibida na Globo. Após sua internação, Arlette Salles teve que substituir Nair Bellos às pressas. A atriz estava escalada para interpretar a avó da personagem Vanessa (Flávia Alessandra) em "Pé na Jaca", novela de Carlos Lombardi, exibida atualmente às 19h
.