sexta-feira, 20 de abril de 2007

Universidade Nova é debatida na Câmara


A Comissão de Educação e Cultura da Câmara foi palco, nesta terça-feira, de um intenso debate sobre o projeto "Universidade Nova". Encabeçado por 12 universidades federais, o projeto está em fase de discussão e prevê mudanças na forma de ingresso dos estudantes nas universidades - com o fim do vestibular - e na grade curricular dos cursos. O debate foi proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Participaram do evento o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos articuladores da proposta, Naomar Monteiro de Almeida Filho; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Paulo Speller; o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota; o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta; a coordenadora de Educação da Federação do Sindicato de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), Fátima Reis; e o representante do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) Ricardo Veiga.

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos articuladores do projeto "Universidade Nova", Naomar Monteiro de Almeida Filho, explicou que, pela proposta, o ensino superior será composto por três ciclos: um geral, chamado bacharelado interdisciplinar; um ciclo de formação profissional específica; e um ciclo de pós-graduação. Além disso, segundo o reitor, o processo seletivo precisará ser modificado, pois, em sua opinião, o vestibular é inútil. "Hoje, é apenas um exame de memorização, não de capacidade potencial", avaliou Almeida Filho. O reitor também ressaltou que a responsabilidade pela reforma universitária é das próprias universidades. "A legislação somente dará as condições para isso."

fonte: www.aliceportugal.org.br